Existem diversas modalidades de investimento em imóveis, cada uma com suas características, vantagens e desvantagens. Algumas delas, a título de exemplo, seguem listadas abaixo:
- IMÓVEL NA PLANTA
- IMÓVEL USADO
- IMÓVEIS COMERCIAIS
- IMÓVEIS QUE MUDAM DE VOCAÇÃO DE USO
- IMÓVEIS EM LEILÃO
- IMÓVEIS A SEREM REGULARIZADOS
- TERRENOS
As opções acima certamente não esgotam todas as possibilidades existentes, mas gostaria de discutir um pouco mais sobre duas delas, especificamente.
IMÓVEL NA PLANTA
Novos empreendimentos imobiliários surgem a todo instante, apresentando possibilidades de aquisição de imóveis ainda na planta. Essa modalidade de venda é utilizada por incorporadoras ou construtoras nas fases iniciais das obras, quando as unidades podem ser compradas por valores eventualmente mais acessíveis do que quando estiverem concluídas.
Com a venda antecipada, ainda durante os desembolsos da obra, a exposição de caixa do empreendedor diminui, assim como seu risco. Por este motivo, ele pode entender justo oferecer alguma condição eventualmente vantajosa para seu cliente final.
Por outro lado, exatamente pelo produto ainda não estar 100% construído, torna-se especialmente importante certificar-se a respeito da solidez e confiabilidade do construtor, para que você não corra o risco de simplesmente não receber, receber com atraso ou de receber com inconformidades, o seu imóvel.
É tarefa indispensável também avaliar criteriosamente as características do futuro imóvel, como sua finalidade e localização, para bem interpretar o potencial de retorno sobre o valor investido na compra antecipada. Nunca se esqueça de corrigir o seu dinheiro no tempo, por algum custo de oportunidade (que você poderia obter, por exemplo, em outro tipo de investimento) e por um índice inflacionário.
TERRENOS
Essa modalidade de investimento é reconhecida como uma das melhores opções de valorização e rentabilidade do seu capital. Primeiro, porque costuma ganhar valor de maneira rápida, de acordo com movimentações do entorno, como a liberação e o início das construções, por exemplo. Segundo, porque pode servir de meio para investimentos de maior valor agregado, como a construção de uma casa, prédio, galpão, dentre outros.
Se considerarmos sua extensão territorial, o Brasil é um país que ainda comporta, e vem passando, por expansão horizontal de diversas cidades, mesmo nos grandes centros. Desta forma, terrenos que hoje eventualmente são considerados mais afastados, num curto espaço de tempo, integram-se à rede urbana. Em se verificando tal cenário, imediatamente ganham valorização e podem passar a ter destaque em termos de localização, principalmente se a implantação da infraestrutura se der de maneira ordenada e o perfil construtivo, mais novo, também for de bom padrão.
Por esta característica específica do contexto brasileiro, ainda se verifica bom nível de oferta de terra “bruta” em boas localizações, isto é, em cidades com bom acesso, adequada infraestrutura de comércio, serviços e emprego e, preferivelmente, próxima a grandes centros – o que viabiliza a atuação de desenvolvedores urbanos. Esta é uma realidade que já não existe em muitos países, com acidentes geográficos, escassez de espaço territorial, recursos naturais, dentre outros.
Por fim, as sedimentadas mazelas de segurança e má distribuição de renda, que também são reforçadas no Brasil, via de regra, direcionam o sonho da casa própria à questão da segurança. Os loteamentos fechados apresentam importante solução neste sentido, desde que acomodados de maneira harmônica no tecido urbano. É cada vez maior a procura por loteamentos com muro de fechamento, monitoramento perimétrico, portaria e segurança 24h; além das opções de lazer, cada vez mais completas. Inegavelmente, este tipo de produto representa uma clara solução aos anseios por qualidade de vida da família brasileira; obviamente, as que tiverem condições financeiras de acessar o consumo deste tipo de moradia. A boa notícia é que a demanda e competição sempre crescentes, levam os empreendedores à irrevogável necessidade de viabilizar produtos com relação “custo x benefício” adequada, além de formas de financiamento que ampliem a possibilidade de aquisição deste tipo de produto por um número maior de clientes. Ou seja, ao contrário do que muitos pensam, existem produtos extremamente acessíveis, mesmo com inúmeros atributos de diferenciação, exclusividade e segurança.
Naturalmente, não explorei essas duas modalidades distintas de investimento imobiliário à toa. Apenas lembrando que, mesmo isoladas, ambas já são consagradas e excelentes alternativas para rentabilizar o seu capital.
Todavia, e aí está um ponto fundamental, que preciso compartilhar com você, quando utilizadas simultaneamente, numa mesma estratégia de investimento, podem se tornar uma das MELHORES OPÇÕES PARA MULTIPLICAÇÃO DO SEU PATRIMÔNIO, de maneira sólida e segura.
TRATA-SE DE UMA ESTRATÉGIA POTENCIALIZADA
TERRENO + IMÓVEL NA PLANTA
Entendendo melhor:
Ao se adquirir um terreno em fase de implantação ou na abertura oficial de vendas (lançamento), você acaba usufruindo do potencial das duas estratégias isoladas. Primeiro, tem acesso a um imóvel (terreno), essencialmente com grande potencial de valorização, além de ser flexível do ponto de vista de utilização, já que pode servir de meio para investimentos de maior valor agregado (construções diversas). Segundo, porque você o adquire em um momento especialmente estratégico, em que poderá encontrar condições exclusivas de preço e/ou formas de pagamento.
Todos já ouviram falar do “pulo do gato”, mas esta estratégia eu ousaria chamar de “O VOO DA ONÇA”!!
Deixe-me apenas fazer um breve, mas importante parênteses, para você que chegou até aqui e tem o foco na realização do sonho da casa própria, ou seja, procura um imóvel para moradia.
Trata-se de uma DICA IMPORTANTÍSSIMA! Portanto, por favor, preste o máximo de atenção.
Ninguém realiza o sonho de construir ou comprar a casa própria pensando em se desfazer dela, em vendê-la. “Contudo, porém, todavia, entretanto”, é FUNDAMENTAL que você faça um bom investimento, com uma estratégia bem definida, já na aquisição do seu bem. Lembre-se que se trata de um ativo de alto valor e que pode ter custado incontáveis horas do seu trabalho, longe da família, das pessoas que você ama.
Afinal, pense comigo, se um dia você precisar vender, seja para ascender socialmente, adquirindo ou construindo um imóvel ainda melhor; seja por conta de alguma mudança mais estrutural, de trabalho, escola dos filhos, enfim, qualquer que seja o motivo, VOCÊ VAI ME AGRADECER PELA DICA DE AGORA, porque terá um imóvel com maior liquidez e provavelmente já terá multiplicado o seu capital. O mérito será todo seu, inclusive, por você ter ido atrás de dar este passo com o máximo de informação e estratégia – ainda mais uma ESTRATÉGIA POTENCIALIZADA como a que apresentei acima.